Social Media

o que fazer quando tudo parece demasiado

A mente por vezes não aguenta tudo, e fazer uma pausa é importante - principalmente, saudável. Quando há muito barulho, muito a fazer, tudo nos parece demasiado e queremos apenas parar o mundo, podemos criar um processo que nos ajude a desacelerar. Foi o que decidi fazer. É uma forma de clicar no botão STOP  da vida, fazer com que tudo fique um bocado mais calmo, e, por breves momentos, não há julgamentos, não devemos nada ao mundo, existimos apenas com a nossa mente e com aquilo que nos relaxa. É importante termos o nosso safe space, aquele que ninguém pode invadir e para onde podemos sempre voltar quando estamos em apuros. 

Vou partilhar com vocês esse mesmo processo, para que possam, caso queiram, adaptar à vossa própria maneira de parar o mundo, ou até mesmo criar o vosso processo. Quero relembrar de que tenho a noção de que cada pessoa funciona de forma diferente, então isto não é, de todo, uma receita que estou a querer transmitir, mas sim o meu método. 





1. Cria o teu espaço de conforto 

Quando lês esta frase, qual o espaço que te vem à cabeça? Caso te tenhas lembrado de algo (como por exemplo o teu quarto) então é esse o teu espaço de conforto, o teu porto seguro. Torna-o no espaço mais confortável que consigas. Reúne as tuas memórias favoritas e expõe-nas, quer seja nas paredes, na cómoda, ou até mesmo como marcador do teu livro favorito. Apesar de o teu quarto, neste exemplo, ser o teu espaço de conforto, é a divisão da casa onde passas mais tempo, a verdade é que se vai tornar num espaço ainda mais mágico e especial quando precisares de espairecer. Vai ser o teu manto da invisibilidade, por isso, torna-o no melhor que conseguires - o teu melhor. Para além do quarto, imagina que o teu espaço de conforto também pode ser a sala ou até mesmo um jardim, por exemplo. 

2. Tem uma playlist para estes momentos 

A maior parte das vezes não sei o que me apetece ouvir. Por tentativa e erro, experimento playlists para compreender qual é o meu mood nesse momento. Mas quando se quer parar o mundo, há que ter um conjunto de músicas específico. É a música que nos ajuda a descomprimir, a limpar o cérebro. Como uma amiga que nos está a reconfortar e a dizer as palavras que devemos e queremos ouvir.
Criei uma playlist para estes momentos: "quando queres parar o mundo".





3. Bebe algo que te aqueça 

Beber algo quente consegue acalmar-nos de uma forma mágica. Não faz os problemas desaparecerem, mas é sem dúvida terapêutico. Um chocolate quente, um chá, um cappuccino. As opções são para todos os gostos, para toda a hora e momento. A acompanhar, imagina o teu bolo favorito ou uma tosta quentinha. 


4. Limpa o teu espaço 

Pode parecer que não, mas isto ajuda. Quando tudo à nossa volta está desarrumado - do nosso pensamento à nossa casa -, é bom começar a limpar por fora para podermos ter uma melhor organização do nosso espaço e consequentemente das nossas ideias. Claro que nem sempre existe motivação e é preciso fazer um esforço extra, mas faz parte do processo. Sempre que estou um pouco mais chateada ou sem orientação num certo dia, tento arrumar o que conseguir do meu quarto, limpando duas coisas de uma só vez, o meu espaço e a minha cabeça. 





5. Mindset 

A nossa mente controla-nos a 100%. Acontece que a nossa mente somos nós próprios, por isso é bom manter isso como ponto assente e tentar controlar os nossos pensamentos ao máximo, não deixando que o mau tome partido e canalizando a energia. Atrai bons pensamentos, acredita que tudo vai melhorar e o que está a acontecer é apenas temporário. Lembra-te dos teus dias muito bons e foca-te em repetir o que sentiste nesse dia. Um passo de cada vez. Lembra-te que, provavelmente, já passaste por isso antigamente - e sobreviveste - por isso vais conseguir desta vez também. Respira, expira. 

6. Desliga as redes

Muito do barulho constante que temos dentro de nós é também causado pelo tráfego virtual que acontece durante 24/7 nas nossas vidas. Não faz mal demorar a responder a uma mensagem, a um e-mail, não verificar o insta a cada cinco minutos - a verdade é que não vamos perder nada se desligarmos as redes durante um bocado. O mundo vai continuar igual, mas nós, com certeza, vamos ficar um bocadinho melhores. 

7. Ready, Set, Movie! 

Se há coisa maravilhosa no cinema, é a sua capacidade de nos fazer esquecer a realidade por, mais ou menos, noventa minutos. Durante esse tempo, estamos entregues à sétima arte, que prometeu cuidar de nós e entreter como se fossemos crianças deixadas no infantário. Os nossos olhos estão fixos no ecrã, a reparar em todos os detalhes, e, do nada, mergulhamos na tela e vivemos o drama com as personagens. Há tantos filmes no mundo, que é impossível não haver um filme para todos os gostos, até para os mais peculiares. Faz essa pausa e vais ver que tudo fica mais calmo, e, quiçá, surgirá um momento de criatividade inspirado pelo filme. 


8. Momento warm

Toma um banho quentinho. Cuida de ti. Perfuma-te, penteia-te, lava bem o rosto. Fica um bocado na cama ou no sofá, o tempo que precisares. Com a tua manta preferida, o teu pijama que te lembra a infância e umas meias daquelas que só dá para usar em casa. Acende a lareira, caso esteja frio. Sente a textura quente do cobertor, acende uma vela e aproveita o momento. Vai fazer a diferença. 



Estas são algumas das coisas que faço quando sinto que preciso de uma pausa. Relembro que são apenas sugestões e que não são a opção de toda a gente, mas comigo funcionam, nem que seja por um bocado! E vocês, têm alguma técnica para parar o mundo?





2 comentários

  1. «Vai ser o teu manto da invisibilidade, por isso, torna-o no melhor que conseguires - o teu melhor.» A referência cheia de magia que fizeste nesta frase ainda me inspirou mais a seguir este conselho. Não tenho tratado muito bem o meu safe place, por isso, não o tenho sentido muito, mas vou fazer por isso, agora.

    Ainda sobre as dicas que dás, ontem, fiz uma coisa que já acontecia há algum tempo: desliguei as redes sociais durante a tarde. Meu Deus, como tinha saudades de fazer as minhas coisas sem me preocupar com eventuais mensagens ou outros. Se for grave, as pessoas ligam ou mandam mensagem. Soube-me tão bem aquele pequenino momento off, tem sido impossível com a universidade e soube-me lindamente.

    Quando eu quero mesmo mesmo mesmo mesmo parar o mundo e sinto que nem em casa o consigo, vou até a um dos sítios mais bonitos da minha cidade, onde sei que vai haver pessoas, mas também sei que ninguém me vai chatear. Subo para a pedra mais alta e fico lá, só fico, estou lá no topo, deitada, com a minha música (btw, a playlist é lindíssima!) e a observar a paisagem. É o meu momento. Sinto-me em casa comigo mesma.

    ResponderEliminar
  2. A tua escrita está cada vez melhor Carolina.

    É engraçado, mas desligar-me é das coisas que menos faço e mais prazer me dá. É engraçado como neste momento, estou a rever uma série pela terceira vez e tenho-me obrigado a deixar o telemóvel noutra divisão durante esse período, e dou por mim a reparar em diálogos que nem me lembro de ter visto...

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário, opinião, ou pergunta! Para obteres respostas mais rápidas envia um email para carolinasantiagohr@outlook.com ♡

Instagram

Theme by STS